Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade de polvo (Octopus cf vulgaris) comercializado na Baixada Santista: aspectos microbiológicos e químicos

Processo: 06/50047-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2007 - 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Mariza Landgraf
Beneficiário:Mariza Landgraf
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Contaminação química  Cadeia produtiva 

Resumo

A qualidade higiênico-sanitária do polvo como pescado comercializado pode ser influenciada por diferentes fatores: local de captura, manipulação, tempo e condições de conservação a bordo, etc. Os cefalópodes frescos deterioram rapidamente e o seu tempo potencial de conservação se reduz caso não sejam manipulados e armazenados adequadamente. A ocorrência de microrganismos nocivos à saúde em polvos ou mesmo sua relação a surtos de enfermidades transmitidas por alimentos tem sido relatada por diferentes autores. Um segundo fator a se considerar na caracterização da qualidade higiênico-sanitária do polvo é a contaminação por produtos químicos. Tendo em vista a inexistência de dados sobre a qualidade do polvo e o interesse que está despertando no mercado interno e como produto de exportação, o presente projeto tem por objetivo verificar a ocorrência de contaminação microbiana e química (metais pesados) nos pontos de comercialização da Baixada Santista: barcos, entrepostos de desembarque, indústrias, supermercados, peixarias e feiras livres. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEMOS NETO, MARILDES JOSEFINA; NASCIMENTO, ELIZABETH DE SOUZA; MAIHARA, VERA AKIKO; SILVA, PAULO SERGIO C.; LANDGRAF, MARIZA. Evaluation of As, Se and Zn in octopus samples in different points of sales of the distribution chain in Brazil. Journal of Radioanalytical and Nuclear Chemistry, v. 301, n. 2, p. 573-579, AUG 2014. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.