Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da estrutura e do movimento ciliar em crianças com pneumopatias crônicas e de repetição sem diagnóstico definido

Processo: 06/50063-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2006 - 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Beneficiário:Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Microscopia eletrônica 

Resumo

Avaliação da presença de discinesia ciliar primária em crianças portadoras de pneumopatias crônicas e de repetição sem diagnóstico definido, através do movimento ciliar e da análise da ultraestrutura do cílio. Será padronizada a técnica do escovado nasal como padrão diagnóstico de discinesia ciliar primária. O teste da sacarina será comparado como teste de screening ao escovado nasal. Todos os pacientes serão avaliados quanto à presença de doença das vias aéreas superiores por médicos otorrinolaringologistas. Serão realizados escores radiológicos de tomografia dos seios da face e de tórax, bem como provas de função pulmonar em todos os pacientes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLM, MARY A. K.; KOEGLER, JR., JOAO E.; MACCHIONE, MARIANGELA; SHOEMARK, AMELIA; SALDIVA, PAULO H. N.; RODRIGUES, JOAQUIM C. Primary ciliary dyskinesia: evaluation using cilia beat frequency assessment via spectral analysis of digital microscopy images. Journal of Applied Physiology, v. 111, n. 1, p. 295-302, JUL 2011. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.