Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos da heterose e da capacidade combinatória em híbridos de melão rendilhado

Processo: 06/50326-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2006 - 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Leila Trevisan Braz
Beneficiário:Leila Trevisan Braz
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Heterose 

Resumo

Objetiva-se estimar mediante cruzamentos dialélicos a capacidade geral e específica de combinação entre seis linhagens de melão com relação a 19 características; b) Avaliar a ocorrência ou não de efeitos recíprocos; c) Avaliar a heterose média, de progenitor e especifica proporcionada por seis linhagens; d) Avaliar os efeitos da heterose relativa em suas progênies híbridas; e e) Analisar os coeficientes de correlação fenotípica, genotípica e de ambiente, com a finalidade de se determinar o grau de associação entres os caracteres. O experimento será conduzido em casa de vegetação, constará de 740 plantas dividas em 4 blocos, cada parcela contendo uma única fileira de cinco plantas com espaçamento entre si de 0,5 m e 1 m entrelinhas. As plantas serão cultivadas em substrato de fibra da casca de coco fertirrigadas. Realizar-se-á análise de variância, sendo o F significativo, realizar-se-á comparações entre as médias, pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Para análise da capacidade geral e específica de combinação, heterose e correlações utilizar-se-á o programa computacional GENES. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VARGAS, PABLO F.; GALATTI, FRANCINE DE S.; SOUZA, JEAN DE O.; CASTOLDI, RENATA; CHARLO, HAMILTON CESAR DE O.; BRAZ, LEILA T. Physicochemical characteristics of experimental net melon hybrids developed in Brazil. Horticultura Brasileira, v. 31, n. 3, p. 351-355, Set. 2013. Citações Web of Science: 0.
PABLO FORLAN VARGAS; FRANCINE DE SOUZA GALATTI; JEAN DE OLIVEIRA SOUZA; RENATA CASTOLDI; HAMILTON CÉSAR DE OLIVEIRA CHARLO; LEILA TREVIZAN BRAZ. Avaliação de parentais e híbridos experimentais de melão rendilhado. Ciência e Agrotecnologia, v. 34, n. 5, p. 1102-1108, Out. 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.