Busca avançada
Ano de início
Entree

Fonologia probabilística do ritmo

Processo: 06/50339-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2006 - 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Probabilidade
Convênio/Acordo: CNRS
Pesquisador responsável:Jefferson Antonio Galves
Beneficiário:Jefferson Antonio Galves
Pesq. responsável no exterior: Collet Pierre
Instituição no exterior: Aix-Marseille Université (AMU), França
Instituição-sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Probabilidade aplicada  Processos estocásticos  Fonologia 

Resumo

Este projeto de cooperação com a França, no quadro do acordo FAPESP/CNRS, está associado ao Projeto Pronex/Temático FAPESP nº 03/09930-9. Ele será coordenado do lado paulista por Antonio Calves, coordenador do Projeto Pronex/Temático FAPESP, e do lado francês por Pierre Collet, do CNRS e da Ecole Polytechnique. Seu objetivo é o desenvolvimento de uma nova área da Matemática, a Fonologia Probabilística. Seu escopo é o estudo das propriedades matemáticas das cadeias de ordem infinita descrevendo contornos acentuais em línguas naturais e, mais geralmente, dos processos estocásticos descrevendo a interface entre a sintaxe e o ritmo do desempenho lingüístico. Os resultados produzidos devem ajudar a compreender as seguintes questões linguísticas: 1) a questão da existência ou não de padrões rítmicos nas línguas naturais; 2) a existência de uma tipologia discreta caracterizada por pontos críticos bem definidos, em oposição a um continuo rítmico; 3) a existência de marcas do ritmo no sinal acústico de fala e em textos escritos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALVES, ANTONIO; GARCIA, NANCY L.; PRIEUR, CLEMENTINE. Perfect Simulation of a Coupling Achieving the (d)over-bar-distance Between Ordered Pairs of Binary Chains of Infinite Order. Journal of Statistical Physics, v. 141, n. 4, p. 669-682, NOV 2010. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.