Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência de doenças cardiovasculares e de seus fatores de risco no Município de Ribeirão Preto, sp-2006

Processo: 06/50495-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2006 - 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Suzana Alves de Moraes
Beneficiário:Suzana Alves de Moraes
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças cardiovasculares  Fatores de risco 

Resumo

O estudo tem por objetivo investigar a prevalência da doença isquêmica do coração e dos acidentes vasculares cerebrais, procurando-se detectar seus potenciais fatores de risco ou de proteção. O estudo terá um delineamento transversal e será desenvolvido em amostra probabilística da população de 30 anos e mais, residente no Município de Ribeirão Preto, em 2005. O método de sorteio por conglomerados, sob partilha proporcional ao tamanho, levará em consideração a estratificação por renda nominal do chefe da família (2° estágio) e por sexo e faixa etária (3° estágio). Para a aferição das variáveis-resposta e das variáveis independentes, os participantes responderão a um questionário estruturado, por meio de entrevistas domiciliares. Além das estimativas de prevalência dos eventos resposta e dos potenciais fatores de risco, serão estimadas as razões de prevalências, utilizando-se a técnica de regressão logística multivariada, em modelos uni e multivariados (estudo de associação). As análises serão desenvolvidas no software STATA, VS. 8.2 para Windows. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUZANA ALVES DE MORAES; MICHELE VANTINI CHECCHIO; ISABEL CRISTINA MARTINS DE FREITAS. O efeito independente da obesidade central sobre a hipertensão arterial em adultos residentes em Ribeirão Preto, SP, 2007. Projeto EPIDCV. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 18, n. 1, p. -, Mar. 2015.
SUZANA ALVES DE MORAES; ISABEL CRISTINA MARTINS DE FREITAS. Doença isquêmica do coração e fatores associados em adultos de Ribeirão Preto, SP. Revista de Saúde Pública, v. 46, n. 4, p. -, Ago. 2012.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.