Busca avançada
Ano de início
Entree

Interacao entre nitrogenio e potassio na nutricao,no teor de clorofila e na atividade de redutase do nitrato em plantas de trigo.

Processo: 06/50578-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2006 - 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Jorge de Castro Kiehl
Beneficiário:Jorge de Castro Kiehl
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Potássio  Nutrição mineral de plantas  Fertilidade do solo  Nitrogênio 

Resumo

A resposta da cultura à adubação potássica depende muitas vezes do equilíbrio que se encontra a adubação nitrogenada. Essas interações e o melhor balanço de nutrientes e de corretivos para a cultura devem ser redimensionados, afim de buscar a melhor proporção aliado com as maiores produtividades. Com base nesses fatos, o objetivo deste trabalho é de avaliar o efeito da interação das doses de nitrogênio x potássio e a influência da calagem nas características nutricionais e fisiológicas do milho. Para isso, será realizado um experimento em casa de vegetação no Departamento de Solos e Nutrição de Plantas da ESALQ/USP, onde serão aplicadas doses de nitrogênio e potássio, com ausência e presença de calagem. O experimento será conduzido em vasos com a cultura do milho; serão avaliados a disponibilidade de macronutrientes antes e após o cultivo do milho, o conteúdo de macro e micronutrientes no tecido vegetal e nas raízes, estimativa do teor de clorofila nas folhas através do clorofilômetro, sendo também calculado o acúmulo de nutrientes no tecido vegetal. (AU)