Busca avançada
Ano de início
Entree

Controles tectonicos no preenchimento de rifts interiores: o caso do grupo guaritas (cambriano, rs).

Processo: 06/50655-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2006 - 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Renato Paes de Almeida
Beneficiário:Renato Paes de Almeida
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cambriano  Rio Grande do Sul 

Resumo

O presente projeto propõe o estudo detalhado da evolução estratigráfica do Grupo Guaritas (Cambriano, RS) e de sua relação com eventos de ativação tectônica das falhas mestras da bacia, baseado em levantamentos estratigráficos de detalhe, reconhecimento de superfícies estratigráficos com significado cronológico relacionadas a variações nas taxas de subsidência, análises de proveniência de diferentes níveis estratigráficos e reconstituição da evolução dos paleocampos de tensões responsáveis pela tectônica formadora da bacia.O objetivo do projeto é a aquisição de uma conjunto de dados que revele as particularidades do preenchimento sedimentar e dos controles tectônicos de rifts interiores com área reduzida e grande aporte sedimentar, permitindo a avaliação da aplicabilidade dos modelos existentes de evolução de bacias tipo rift para o caso desse tipo particular de bacia. O principal resultado esperado é a elaboração de um modelo que considere a interação entre aporte sedimentar e subsidência tectônica nas diferentes etapas de evolução desse tipo de bacia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALMEIDA, RENATO P.; JANIKIAN, LILIANE; FRAGOSO-CESAR, ANTONIO ROMALINO S.; MARCONATO, ANDRE. Evolution of a rift basin dominated by subaerial deposits: The Guaritas Rift, Early Cambrian, Southern Brazil. SEDIMENTARY GEOLOGY, v. 217, n. 1-4, p. 30-51, MAY 15 2009. Citações Web of Science: 19.
ANDRÉ MARCONATO; RENATO P. ALMEIDA; MAURÍCIO G. M. SANTOS; JORGE E.S. NÓBREGA; ROGÉRIO B. SOUZA. Alluvial-eolian interaction in a Cambrian rift margin: the Pedra das Torrinhas and Pedra Pintada formations (Guaritas Group, RS). Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 81, n. 4, p. -, Dez. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.