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Análise dos processos educativos de trabalhadores e equipes de saúde e de enfermagem: carcateristicas, levantamento de necessidade e resultados esperados

Processo: 06/51265-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2006 - 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Marina Peduzzi
Beneficiário:Marina Peduzzi
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada  Educação em saúde  Pessoal de saúde  Enfermeiros  Atenção à saúde 

Resumo

A pesquisa tem o objetivo geral de analisar os processos educativos de trabalhadores de saúde e de enfermagem em uma região do Município de São Paulo, para sua caracterização, dos processos de levantamento de necessidades e dos resultados e impactos esperados. Os objetivos específicos são: identificar os processos educativos de trabalhadores de saúde e de enfermagem no cenário de estudo; analisar e classificar os processos identificados; analisar o levantamento de necessidades e os resultados e impactos esperados; identificar parâmetros e critérios de avaliação de resultados e impactos; e identificar a composição das equipes em cada serviço estudado e as relações entre o trabalho em equipe e os processos educativos. Trata-se de pesquisa quantitativa e qualitativa que utiliza o quadro teórico-conceitual do processo de trabalho, trabalho em equipe, educação permanente em saúde e educação continuada. A coleta de dados é realizada em duas fases: a aplicação de dois questionários nos 23 serviços públicos da região para traçar o perfil dos trabalhadores, das equipes de trabalho e dos processos educativos e, na fase 2, a realização de entrevistas semi-estruturadas com gerentes e com trabalhadores em alguns serviços selecionados. Os dados coletados com os questionários são armazenados em banco de dados e analisados para classificação segundo as variáveis estudadas. Na análise das entrevistas utiliza-se a técnica de análise de conteúdo com base no referencial teórico adotado. Espera-se que os resultados produzidos pela pesquisa subsidiem as políticas públicas de saúde, particularmente de recursos humanos em saúde e enfermagem. (AU)