Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento, caracterização e aplicações iniciais de superfícies nanoestruturadas para a confecção de nanobiossensores

Processo: 06/51625-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2006 - 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Sergio Antonio Spinola Machado
Beneficiário:Sergio Antonio Spinola Machado
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Nanotubos de carbono  Materiais nanoestruturados  Agrotóxicos  Dopamina  Enzimas 

Resumo

Neste projeto se propõe desenvolver, caracterizar e aplicar nanobiossensores utilizando nanotubos de carbono e nanoestruturas de ouro para: (a) imobilização de enzimas e determinação de pesticidas em alimentos e (b) determinação de dopamina, ácido ascórbico e ácido úrico. Esta determinação será feita com a utilização de duas metodologias distintas, na primeira a enzima acetilcolinesterase será imobilizada em eletrodos de carbono vítreo modificados com nanotubos de carbono e os biossensores assim obtidos serão caracterizados por microscopia de força atômica e por voltametria cíclica e utilizados para a determinação de pesticidas das classes dos carbamatos (Carbaryl) e organofosforados (Fenitrothion) em alimentos. Para esta determinação, o efeito de inibição do pesticida na atividade da enzima será avaliado. Na segunda, as nanonoestruturas de ouro serão obtidas por eletrodeposição, a partir de uma solução de tetracloroaurato sobre um eletrodo de carbono vítreo e modificadas com camadas automontadas de tióis. Estas estruturas serão caracterizadas por voltametria cíclica e utilizadas para a determinação voltamétrica da dopamina em presença de ácido ascórbico ou de ácido úrico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAETANO, JOSIANE; DRAGUNSKI, DOUGLAS C.; PEDROSA, VALBER A.; MACHADO, SERGIO A. S. Quantification of Methomyl Levels in Cabbage, Tomato, and Soya Milk Using a Renewable Amperometric Biosensor. International Journal of Electrochemical Science, v. 8, n. 6, p. 7795-7805, JUN 2013. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.