Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de recursos e biologia reprodutiva da jararaca-ilhoa, Bothrops insularis (serpentes, Viperidae)

Processo: 06/51879-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2006 - 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Otavio Augusto Vuolo Marques
Beneficiário:Otavio Augusto Vuolo Marques
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia reprodutiva 

Resumo

Bothrops insularis é endêmica da Ilha da Queimada Grande e está ameaçada de extinção. Essa serpente possui hábitos semi-arborícolas, alimenta-se principalmente de aves migratórias e menos freqüentemente de presas ectotérmicas. As fêmeas possuem hemiclítoris, ciclo reprodutivo mal caracterizado e aparentemente baixa fecundidade. Este projeto pretende caracterizar como essa serpente utiliza os recursos disponíveis ao longo do ano, verificando possíveis variações infra-especificas. Outro aspecto a ser investigado será sua biologia reprodutiva. Serão descritos os itens alimentares e microhábitats usados por jovens, fêmeas e machos adultos em diferentes estações do ano. Paralelamente será avaliada a disponibilidade sazonal dos itens alimentares potenciais presentes na ilha. Serão caracterizados a razão sexual, fecundidade e ciclo reprodutivo. A razão sexual e fecundidade será confrontada com aquelas obtidas de amostras da população coletadas no passado. Parâmetros reprodutivos (maturidade, fecundidade e ciclo reprodutivo) serão comparados com os de B. jararaca. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, OTAVIO AUGUSTO VUOLO; PEREIRA, DONIZETE NEVES; BARBO, FAUSTO ERRITTO; GERMANO, VALDIR JOSÉ; SAWAYA, RICARDO JANNINI. Os répteis do município de São Paulo: diversidade e ecologia da fauna pretérita e atual. Biota Neotropica, v. 9, n. 2, p. 139-150, 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.