Busca avançada
Ano de início
Entree

Transportes de cálcio no caranguejo dulcícola Dilocarcinus pagei (Decapoda: Trichodactylidae) durante a intermuda

Processo: 06/52498-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2007 - 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Flavia Pinheiro Zanotto
Beneficiário:Flavia Pinheiro Zanotto
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transporte de cálcio  Transporte de íons  Dilocarcinus pagei 

Resumo

Organismos de água doce apresentam estratégias regulatórias para a manutenção das concentrações iônicas dos seus fluidos em face a um ambiente com baixa concentração de sais. O refinamento dos mecanismos transportadores de íons permitiu a independência em relação às variações osmóticas do ambiente. O cálcio (Ca) é fundamental para a biomineralização do exoesqueleto dos crustáceos, estando intimamente ligado ao crescimento e fisiologia desses animais, e, aparentemente, as concentrações de cálcio da hemolinfa são constantemente mantidas em valores regulados. Porém, durante as diferentes fases do ciclo de muda, ocorre um massivo transporte de cálcio transcelular, levando as células epiteliais transportadoras a adotarem mecanismos regulatórios eficientes contra a rápida elevação do Ca. O presente projeto visa avaliar como os mecanismos transportadores de cálcio são regulados em espécies que habitam um ambiente com baixa concentração desse íon, adotando como modelo o caranguejo dulcícola Dilocarcinus pagei. Para isso, células epiteliais dos principais epitélios de troca, brânquias, hepatopâncreas e glândula antenal, serão marcadas com Fluo-3, e utilizadas para quantificação e caracterização dos transportadores de cálcio, associando-se a inibidores específicos para canais e ATPases para cálcio. A cinética dos diferentes transportadores de Ca será avaliada via fluorescência. O projeto justifica-se pelo fato de que os estudos com caranguejos dulcícolas como sistema-modelos para determinação da dinâmica do cálcio ainda não foram explorados, sendo escassos também os trabalhos enfocando a osmorregulação de D. pagei. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANOTTO, F. P.; BAPTISTA, B. B. ATP pulse and calcium homeostasis in cells from hepatopancreas of Dilocarcinus pagei, a freshwater crab. COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY, v. 158, n. 4, p. 432-437, APR 2011. Citações Web of Science: 7.
GRANADO E SA, MARINA; BAPTISTA, B. B.; FARAH, L. S.; LEITE, V. P.; ZANOTTO, F. P. Calcium transport and homeostasis in gill cells of a freshwater crab Dilocarcinus pagei. JOURNAL OF COMPARATIVE PHYSIOLOGY B-BIOCHEMICAL SYSTEMIC AND ENVIRONMENTAL, v. 180, n. 3, p. 313-321, MAR 2010. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.