Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da aderência, desafio cariogênico com Streptococcus mutans e ciclagem de pH em materiais restauradores: análise por microscopia de luz polarizada e espectroscopia por dispersão de raios-X (EDS)

Processo: 06/52513-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2006 - 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Antonio Olavo Cardoso Jorge
Beneficiário:Antonio Olavo Cardoso Jorge
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Resinas compostas  Cárie dentária  Esmalte  Cimentos de ionômeros de vidro  Streptococcus mutans 

Resumo

Avaliar a composição química e a histomorfometria do esmalte após duas diferentes metodologias de cárie secundária in vitro e a aderência de biofilme de Streptococcus mutans sobre diferentes materiais restauradores. 60 molares humanos serão submetidos a preparos classe V restaurados conforme o grupo (G1: resina composta; G2: resina composta modificada por poliácidos; G3: ionômero de vidro modificado por resina e G4: cimento de ionômero de vidro convencional) e subdivididos em: d desafio cariogênico com S. mutans e desafio cariogênico com ciclagem de pH, com n=12. Os cp serão submetidos à microscopia de luz polarizada, a qual medirá a área da lesão e EDS, a qual indicará a composição química da lesão. Para o teste de aderência, espécimes padronizados dos materiais restauradores serão imersos em cultura de S. mutans ATCC 35688 em caldo sacarosado. Após 24 horas (37°C e 5% CO2), será realizada contagem das unidades formadoras de colônias. Os resultados serão submetidos à análise estatística ANOVA e teste de Tukey, em nível de significância de 5%. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PARADELLA, THAIS CACHUTE; KOGA-ITO, CRISTIANE YUMI; CARDOSO JORGE, ANTONIO OLAVO. In Vitro Antibacterial Activity of Adhesive Systems on Streptococcus Mutans. Journal of Adhesive Dentistry, v. 11, n. 2, p. 95-99, 2009. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.