Busca avançada
Ano de início
Entree

Bio-combustivel obtido do óleo pirolítico da palha de cana-de-açúcar: avaliação técnico-econômica e ambiental do seu uso

Processo: 06/52843-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2006 - 30 de setembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Energia de Biomassa Florestal
Pesquisador responsável:Luis Augusto Barbosa Cortez
Beneficiário:Luis Augusto Barbosa Cortez
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biomassa  Esterificação  Pirólise 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bio-Flex | Biomassa | Bio-Oleo | Esterificacao | Leite Fluidizado | Pirolise

Resumo

O uso de bicombustíveis no mundo atual é uma necessidade de primeira ordem, pois implica, ainda que indiretamente, a conservação da espécie humana e do meio ambiente. Este projeto objetiva avaliar as características combustíveis do bio-flex em um motor de combustão interna, assim como determinar suas vantagens e desvantagens quando comparado com combustíveis fósseis. Para isso, o projeto foi dividido em três etapas: a primeira visa à produção de amostras de extrato ácido e bio-óleo na Planta PPR-200,2 produtos que apresentam em sua composição os ácidos carboxílicos a serem usados para a produção do bio-flex. A segunda fase refere-se à avaliação técnica e ambiental do uso do bio-flex em motores de combustão interna. Os resultados do desempenho do motor, bem como as características da composição dos gases da combustão, serão comparados com os dos combustíveis tradicionais. A terceira e última etapa do projeto visa ao estudo do comportamento dos principais parâmetros econômicos e financeiros relativos ao uso do bio-flex na matriz energética nacional. Nesse estágio, serão tomados como base os resultados das etapas anteriores. Estudos realizados pela Bioware3 mostram que o bio-flex representa aproximadamente 30% em massa da biomassa pirolisada, podendo apresentar um índice de ate aproximadamente 60%, se usada biomassa com alto teor de celulose e hemicelulose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Aprovechamiento total 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PELAEZ-SAMANIEGO, M. R.; MESA-PEREZ, J.; CORTEZ, L. A. B.; ROCHA, J. D.; SANCHEZ, C. G.; MARIN, H.. Use of blends of gasoline with biomass pyrolysis-oil derived fractions as fuels in an Otto engine. ENERGY FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT, v. 15, n. 4, p. 376-381, . (06/52843-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.