Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da diversidade genética da região longa de controle (LCR) e L1 dos tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus papilomavírus humano (HPV) em homens infectados pelo HIV-1

Processo: 06/53135-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2007 - 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Jorge Simão do Rosário Casseb
Beneficiário:Jorge Simão do Rosário Casseb
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diversidade genética  Infecções por Papillomavirus  HIV 

Resumo

O Papilomavirus Humano (HPV) é um vírus DNA, que inclui cerca de 100 distintos genótipos. A associação da infecção pelo HPV e o aparecimento do câncer cervical vem sendo muito bem estabelecido, o tipo 16 é a causa de cerca de metade do câncer cervical reportado, enquanto o HPV-18 é responsável por 17% dos casos. A expressão de dois oncogenes, o E6 e o E7, são responsáveis pela carcinogênese cervical. A prevenção da infecção em homens é um outro caminho para eliminar o câncer cervical e reduzir câncer anal e lesões genitais. A prevalência das lesões pelo HPV é significante entre pacientes infectados com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). O HIV-1 pode influenciar diretamente na patogênese da doença causada pelo HPV. Apesar do sucesso do desenvolvimento da vacina anti-HPV, uma quadrivalente para HPV-6, 11, 16 e 18, ainda é desconhecido o impacto como pessoas infectadas pelo HIV. Devido a ausência de estudos sobre as regiões imunodominantes dos tipos de HPV circulantes, o objetivo principal do nosso estudo é verificar a prevalência do HPV (HPV-DNA) e os tipos circulantes em homens soropositivos para o HIV-1 e determinar a diversidade da região imunodominante L1 e região regulatória (LCR) dos tipos HPV 6, II, 16 e 18. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA COSTA, F. A. M.; DA SILVA, R. C.; ARRUDA, L. B.; MONTANHEIRO, P.; DA SILVA DUARTE, A. J.; CASSEB, J. Prevalence of Mycoplasma genitalium among HIV-infected men in Sao Paulo city detected by realtime polymerase chain reaction. INTERNATIONAL JOURNAL OF STD & AIDS, v. 21, n. 1, p. 23-25, JAN 2010. Citações Web of Science: 7.
COSTA, FERNANDO A. M.; DA SILVA, ROBERTO CARVALHO; ARRUDA, LIA B.; DUARTE, ALBERTO J. S.; CASSEB, JORGE. Prevalence of Human Papillomaviruses in Urine Samples of Male Patients Infected With HIV-1 in Sao Paulo, Brazil. Journal of Medical Virology, v. 81, n. 12, p. 2007-2011, Dec. 2009. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.