Auxílio à pesquisa 06/54853-0 - Matriz extracelular, Proteínas da membrana - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao de proteinas de membrana de leptospira interrogans envolvidas na interacao patogeno-hospedeiro: i.adessao a componentes de matriz extracelular ii.evasao ao sistema imune inato.

Processo: 06/54853-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Angela Silva Barbosa
Beneficiário:Angela Silva Barbosa
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Matriz extracelular  Proteínas da membrana  Adesão  Leptospira interrogans  Leptospirose 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adesao | Evasao Ao Sistema Imune | Leptospira Interrogans | Leptospirose | Matriz Extracelular | Proteinas De Membrana

Resumo

A leptospirose, causada por bactérias espiroquetas do gênero Leptospira, é uma zoonose disseminada em todo o mundo. Altamente freqüente em áreas tropicais e subtropicais, a doença representa, hoje, um grave problema de saúde pública. O genoma da Leptospira interrogans sorovar Copenhageni, bactéria responsável por grande parte dos casos de leptospirose humana no Brasil, foi recentemente seqüenciado. De um total de 184 lipoproteínas identificadas pelo referido projeto genoma, apenas 10 eram previamente conhecidas. As demais, classificadas como hipotéticas, não possuem identidade com quaisquer outras proteínas registradas nos bancos de dados. Pela suposta localização na membrana do patógeno, muitas dessas lipoproteínas devem mediar interações com o hospedeiro. Dada a escassez de dados na literatura concernentes à caracterização de fatores relacionados à patogênese da leptospirose, este projeto de pesquisa visa identificar proteínas de membrana de L. interrogans envolvidas na interação patógeno-hospedeiro. Em nosso laboratório, cerca de vinte genes que potencialmente codificam proteínas de membrana de leptospira foram clonados e as proteínas estão sendo expressas em E. coli. Constam dos objetivos deste projeto avaliar a participação dessas proteínas recombinantes purificadas na adesão a proteínas de matriz extracelular e no processo de evasão ao sistema imune, com particular enfoque na interação com o Fator H, um regulador do sistema complemento do hospedeiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)