Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito dos fatores ambientais: exercício físico e dieta rica em gordura, na função de proteínas que codificam genes mitocondriais PGC-1alfa e PGC-1beta, e do GLUT-4, em dois tipos de músculo esquelético de ratos Wistar

Resumo

Fatores ambientais interferem no metabolismo celular e na transcrição de genes, provocando mudanças fenotípicas como obesidade, Diabetes tipo 2, Síndrome Metabólica, entre outras. O exercício físico e a dieta rica em gordura modulam a transcrição de genes mitocondriais, que codificam enzimas da fosforilação oxidativa que é a fase final do metabolismo de glicose e lípides. Estudaremos o efeito do exercício físico em ratos wistar alimentados com dieta rica em gordura, sobre a função das proteínas PGC-1α e ß (relacionados à transcrição de genes da fosforilação oxidativa), e do GLUT-4 (modulador da função das PGC´s) em dois tipos de músculo esquelético. Investigaremos se há predomínio de um estímulo sobre outro, e a possibilidade de diferentes vias de transmissão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATIELLO, RENATA; FUKUI, ROSA T.; SILVA, MARIA E. R.; ROCHA, DALVA M.; WAJCHENBERG, BERNARDO L.; AZHAR, SALMAN; SANTOS, ROSA F. Differential regulation of PGC-1 alpha expression in rat liver and skeletal muscle in response to voluntary running. NUTRITION & METABOLISM, v. 7, APR 30 2010. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.