Busca avançada
Ano de início
Entree

Enfrentamento do cuidado em unidade de terapia intensiva e a saude bucal dos pacientes com e sem penumonia: pesquisas integradas.

Processo: 06/55160-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2006 - 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Denise de Andrade
Beneficiário:Denise de Andrade
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde bucal  Cuidados intensivos  Infecção hospitalar  Biofilmes 

Resumo

A infecção hospitalar representa uma séria problemática na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), haja vista a condição clínica do paciente e os procedimentos invasivos realizados. Assim, objetiva-se: avaliar a microbiota oral e a formação de biofilme em tubo endotraqueal de paciente critico com e sem pneumonia; analisar a atividade antimicrobiana de anti-sépticos bucais de uso hospitalar e do Neem (Azadirachta indica), bem como determinar a existência da similaridade entre a microbiota oral do paciente crítico com os microrganismos isolados nas luvas de cuidadores em UTI. Método: O processamento microbiológico será obtido por meio de técnicas de crescimento, isolamento, identificação das cepas, da DIM (Diluição Inibitória Máxima), da CIM (Concentração Inibitória Minima); PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) e, microscopia eletrônica de varredura. Após validação do banco de dados a análise estatística no SPSS versão 14.0 consistirá em medidas de associações(risco relativo para variáveis dicitomicas) e comparações entre médias (ANOVA com medidas repetidas). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)