Busca avançada
Ano de início
Entree

Rastreabilidade de ingredientes de oriegm animal na alimentacao de poedeiras comerciais pela analise isotopica (delta 13c e delta 15n) no ovo.

Processo: 06/55306-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2006 - 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Carlos Ducatti
Beneficiário:Carlos Ducatti
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Isótopos estáveis  Ovo  Rastreabilidade 

Resumo

Pela técnica da espectrometria de massas, através da análise das variações naturais dos isótopos de carbono-13 e do nitrogênio-15, simultaneamente, estudos mostram que é possível detectar a presença de carbono e nitrogênio provenientes da adição de subprodutos de origem animal, na carne do peito de frangos. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é rastrear a inclusão de farinhas de origem animal em dietas de poedeiras comerciais, por meio da análise dos ovos e suas frações pela técnica dos isótopos do Carbono e do Nitrogênio, assim como avaliar o índice analítico detectável e possíveis falhas do método nos moldes experimentais. Serão utilizados ovos de galinhas de postura adultas. O estudo será dividido em três experimentos, o primeiro testará a inclusão de níveis de farinha de carne de ossos bovina na alimentação das poedeiras, o segundo, a inclusão de diferentes tipos farinhas de origem animal e o terceiro, visa estudar ingredientes protéicos de origem vegetal e leveduras para comparação com os resultados dos ingredientes de origem animal. (AU)