Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de uma substância antioxidante na união de materiais resinosos na estrutura dental após a realização de clareamento

Resumo

Será investigada a influência do ascorbato de sódio na adesão de materiais resinosos em dentes clareados. Assim, serão avaliadas a formação de tags em esmalte, a formação de camada híbrida e tags em dentina e a resistência adesiva do material restaurador a este tecido. Os 72 dentes humanos serão divididos em 18 grupos (n=6), sendo 36 destinados para o estudo em esmalte e os demais para dentina. Os grupos: Ia, Ib, Ic (controle) - receberão os materiais restauradores sem uso de clareadores ou antioxidantes; IIa, IIb, IIc - ascorbato de sódio a 10% por 10 minutos + restauração imediata; IIIa, IIIb, IIIc - peróxido de carbamida a 10% por 14 dias + restauração imediata; IVa, IVb, IVc - peróxido de carbamida a 10% por 14 dias + ascorbato de sódio a 10% + restauração imediata; Va, Vb, Vc - peróxido de hidrogênio a 35% + restauração imediata; VIa, VIb, VIc - peróxido de hidrogênio a 35% + ascorbato de sódio a 10% + restauração imediata. Para avaliação em esmalte (grupos Ia, IIia, IIIa, IVa, Va e VIa), os dentes restaurados serão seccionados, desgastados e montados em lâminas de vidro para posterior descalcificação, análise e mensuração dos tags em microscópio óptico comum em aumento de 400X. Para análise em dentina, os outros 36 dentes receberão ou não os materiais clareadores e/ou antioxidantes, terão este tecido exposto serão restaurados, conforme descrito anteriormente. Após, serão seccionados em seu longo eixo, no sentido mésio-distal, obtendo-se dois fragmentos, sendo um empregado na análise da camada híbrida de adesão e tags dentinários (grupos Ib, IIb, IIIb, IVb, Vb, VIb) e o outro para a análise da resistência adesiva(Ic, IIc, IIIc, IVc, Vc, VIc). Para análise da camada híbrida de adesão e dos tags formados em tecido dentinário, os espécimes serão descalcificados, incluídos em parafina, seccionados em micrótomo, montados em lâminas de vidro e corados pelo método de Brown & Brenn, sendo avaliadas em fotomicroscópio com 400X de aumento. O remanescente dental restaurado será seccionado em fatias, preservando uma interface adesiva de aproximadamente 1 mm2, que serão submetidas ao teste de microtração. Os dados colhidos serão tabulados e submetidos à análise estatística adequada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRISO, A. L. F.; RAHAL, V.; SUNDFELD, R. H.; DOS SANTOS, P. H.; ALEXANDRE, R. S. Effect of Sodium Ascorbate on Dentin Bonding After Two Bleaching Techniques. Operative Dentistry, v. 39, n. 2, p. 195-203, MAR-APR 2014. Citações Web of Science: 4.
FRAGA BRISO, ANDRE LUIZ; TOSETO, ROBERTA MARIANO; RAHAL, VANESSA; DOS SANTOS, PAULO HENRIQUE; BOVI AMBROSANO, GLAUCIA MARIA. Effect of Sodium Ascorbate on Tag Formation in Bleached Enamel. Journal of Adhesive Dentistry, v. 14, n. 1, p. 19-23, 2012. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.