Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de bioreator rotativo para fermentação em estado sólido

Processo: 06/55641-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2007 - 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:João Cláudio Thoméo
Beneficiário:João Cláudio Thoméo
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Reatores bioquímicos  Fermentação em estado sólido 

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver um bioreator rotativo para processos fermentativos em estado sólido (FES). A princípio, o reator será projetado e construído tendo em vista a produção dos fungos filamentosos Metarhizium anisopliae, bastante empregados em controle biológico de pragas que infestam lavouras de cana-de-açúcar. No entanto, este projeto não contemplará a fermentação em si, somente o desenvolvimento do aparato. A concepção do equipamento permitirá agrupar várias etapas do processo de produção destes fungos encontrado nas biofábricas. Tecnologicamente, o procedimento industrial é simples, artesanal e emprega mão de obra extensiva, que exige repetição de procedimentos delicados. Essas características dificultam a redução de custos, elevam o índice de contaminação e tornam o processo ineficiente. Posteriormente, o desenho do reator permitirá sua aplicação a outros processos. Pretende-se que o reator seja capaz de executar as etapas de preparo e esterilização do meio fermentativo, de inoculação da cultura microbiológica, de fermentação e de secagem. Para tanto, o equipamento deverá contar com fornecimento de ar, vapor, água e luz e será avaliada a homogeneidade térmica do leito, o perfil de umidade na matriz sólida, a distribuição do ar de refrigeração e de secagem, além da capacidade de cocção do substrato (arroz) e de aspersão de soluções aquosas diluídas. Este projeto contará com a colaboração do professor Vanildo Luiz Del Bianchi, do Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos do IBILCE/UNESP, e da empresa Methavida, de Catanduva, SP. Atenderá a uma tese de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos (aluno César Oliveira Guimarães) e a uma dissertação de mestrado (aluna Carmem Lúcia Laurentino), além de trabalhos de iniciação científica de alunos de graduação do curso de Engenharia de Alimentos da UNESP. Os resultados esperados são potencialmente patenteáveis. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA CUNHA, LUCAS PORTILHO; CASCIATORI, FERNANDA PERPETUA; LOPES, ISABELLA DE CENCO; THOMEO, JOAO CLAUDIO. Production of conidia of the entomopathogenic fungus Metarhizium anisopliae ICB 425 in a tray bioreactor. Bioprocess and Biosystems Engineering, v. 42, n. 11, p. 1757-1768, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.
GRAJALES, LINA MARIA; XAVIER, NATALIA MONTEIRO; HENRIQUE, JOAO PAULO; THOMEO, JOAO CLAUDIO. Mixing and motion of rice particles in a rotating drum. Powder Technology, v. 222, p. 167-175, MAY 2012. Citações Web of Science: 19.
SILVA, KEILA DE SOUZA; CAETANO, LIDIMARA CASSIA; GARCIA, CAROLINA CASTILHO; ROMERO, JAVIER TELIS; SANTOS, ADRIANA BARBOSA; MAURO, MARIA APARECIDA. Osmotic dehydration process for low temperature blanched pumpkin. Journal of Food Engineering, v. 105, n. 1, p. 56-64, JUL 2011. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.