Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimizacao de processos fisico-quimicos na remocao de fosforo de esgotos sanitarios por processos de precipitacao quimica mediante o emprego de sais de ferro.

Resumo

Atualmente, o Brasil apresenta inúmeros desafios a ser enfrentada no tocante a sua realidade no Saneamento Básico, destacando-se a baixa população urbana atendida com sistemas de coleta e afastamento de esgotos e menor ainda considerando parte desta que possui sistemas de tratamento de esgotos implantados. No entanto, em função de padrões de emissão cada vez mais restritivos, não somente a remoção de carga orgânica tem sido suficiente para o atendimento aos padrões legais, ressaltando-se a necessidade de remoção de nutrientes (nitrogênio e fósforo). Em face disto, este Projeto de Pesquisa objetiva estudar a remoção de fósforo por processos de precipitação química mediante a aplicação de sais de ferro em esgoto bruto e no efluente final de sistemas de tratamento biológico aeróbio, devendo ser enfocado o efeito da especiação química do fósforo em meio aquoso e seus mecanismos de remoção por processos de precipitação química. Tendo em vista a facilidade de incorporação de processos fisico-químicos na operação de ETEs já existentes, torna-se atrativo a sua otimização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIDNEY SECKLER FERREIRA FILHO; ANDRÉ LUIZ MARGUTI; ROQUE PASSOS PIVELI. Produção de lodo e comportamento químico de sais de ferro empregados no pós-tratamento de esgoto sanitário por precipitação química. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 14, n. 1, p. -, Mar. 2009.
ANDRÉ LUIZ MARGUTI; SIDNEY SECKLER FERREIRA FILHO; ROQUE PASSOS PIVELI. Otimização de processos físico-químicos na remoção de fósforo de esgotos sanitários por processos de precipitação química com cloreto férrico. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 13, n. 4, p. -, Dez. 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.