Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da proteina de transferencia de colesterol esterificado (cetp) sobre a resposta inflamatoria em modelo experimental de endotoxemia.

Resumo

A aterosclerose é uma doença na qual o processo inflamatório crônico desempenha um papel fundamental. Estudos recentes mostram que os receptores Toll like (TLR) estão envolvidos na resposta imune inata regulando a expressão de vários genes relacionados à inflamação. A cascata de eventos iniciais que leva a ativação dos TLR, em particular o TLR4, envolve a proteína transportadora de lipopolissacarídeo a LBP (lipopolysaccharide binding protein) que apresenta homologia com a CETP ou proteína de transferência de colesterol esterificado. O objetivo do presente estudo é investigar a participação da CETP na resposta inflamatória em modelo experimental de endotoxemia. Analisaremos a expressão do TLR4, a liberação de mediadores inflamatórios e curva de mortalidade em camundongos machos C57BL6/J transgênicos para CETP humana, comparados aos controles não transgênicos, após administração de LPS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
QUINTAO, EDER C. R.; CAZITA, PATRICIA M. Lipid transfer proteins: Past, present and perspectives. ATHEROSCLEROSIS, v. 209, n. 1, p. 1-9, MAR 2010. Citações Web of Science: 31.
CAZITA‚ P.M.; BARBEIRO‚ D.F.; MORETTI‚ A.I.S.; QUINTAO‚ E.C.R.; SORIANO‚ F.G. Human cholesteryl ester transfer protein expression enhances the mouse survival rate in an experimental systemic inflammation model: a novel role for CETP. Shock, v. 30, n. 5, p. 590-595, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.