Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da expressao aberrante em tumores do sistema nervoso central de genes envolvidos em placenta

Processo: 06/56989-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2006 - 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Sueli Mieko Oba Shinjo
Beneficiário:Sueli Mieko Oba Shinjo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Placenta  Sistema nervoso central  Neoplasias  Expressão gênica  Astrocitoma  Meduloblastoma 

Resumo

O processo de implantação da placenta é possível pela rápida proliferação e invasão de células de trofoblastos mononucleadas no útero materno, de uma maneira semelhante a da maioria dos tumores agressivos. Muitas similaridades existem entre a implantação do embrião e o crescimento de células cancerosas, como a expressão ou repressão de moléculas de adesão, a produção de enzimas que digerem a matriz extracelular, a expressão produtos de proto-oncogenes, a ativação de telomerase, a formação de novos vasos e também o escape do sistema imunológico. Entre os tumores do sistema nervoso central, os astrocitomas são os mais comuns e possuem propriedade infiltrativa, incluisive com neoangiogênse no mais maligno. Este trabalho tem como objetivo analisar genes expressos em placenta em astrocitomas de diferentes graus e meduloblastomas. A escolha se baseará em dados de bibliotecas de MPSS, SAGE e de expressão em microarrays. Os genes cuja expressão for comprovada nos tumores serão analisados funcionalmente em experimentos celulares. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
URIAS, URSULA; MARIE, SUELY K. N.; UNO, MIYUKI; DA SILVA, ROSELI; EVAGELINELLIS, MARIA M.; CABALLERO, OTAVIA L.; STEVENSON, BRIAN J.; SILVA, JR., WILSON A.; SIMPSON, ANDREW J.; OBA-SHINJO, SUELI M. CD99 is upregulated in placenta and astrocytomas with a differential subcellular distribution according to the malignancy stage. JOURNAL OF NEURO-ONCOLOGY, v. 119, n. 1, p. 59-70, AUG 2014. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.