Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência da síndrome metabólica e dos fatores de risco associados na transição e após a menopausa

Processo: 06/57016-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2007 - 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:José Mendes Aldrighi
Beneficiário:José Mendes Aldrighi
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Modo de vida  Síndrome metabólica 

Resumo

Diante de um quadro com tendência estática ou até mesmo de aumento dos fatores de riscos para morbidade de síndrome metabólica associada à menopausa, é imprescindível entender e poder atuar para mudança dessa realidade. Assim, conhecer quem são e o que fazem as mulheres sem e em riscos é fundamental para contribuir com estratégias de prevenção e promoção da saúde no seu cotidiano. Os objetivos deste projeto são: descrever as características clínicas e epidemiológicas das mulheres na transição e após a menopausa do Programa de Saúde da Família do município de Pindamonhangaba/SP; estimar a prevalência de síndrome metabólica nessas mulheres; e associar síndrome metabólica com as características clínicas e epidemiológicas. Será definido estudo observacional transversal. As 875 mulheres investigadas serão as que estão no período da transição e após a menopausa integrantes do Programa de Saúde da Família de Pindamonhangaba, SP. O inquérito domiciliar incluirá idade, história de morbidade pregressa, familiar e ginecológica, nível de atividade física, tabagismo, consumo de álcool, consumo alimentar, depressão, qualidade do sono, sexualidade, escolaridade, religião, estado civil, raça, ocupação e renda. Além disso, terão avaliações antropométricas e bioquímica (níveis de colesterol, glicemia de jejum e triglicérides). Inicialmente, será realizada análise descritiva dos dados, com distribuições de freqüências e medidas de tendência central e de dispersão. Serão estimadas as prevalências, realizadas análises bivariadas para identificar possíveis associações e construído um modelo de regressão logística para estimar o peso líquido de cada variável independente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASSO SCHMITT, ANA CAROLINA; ALVES CARDOSO, MARIA REGINA; LOPES, HENO; PAIXAO PEREIRA, WENDRY MARIA; PEREIRA, ELAINE CRISTINA; PACCOLA DE REZENDE, DEBORA APARECIDA; GUARIZI, RUBIA GUIBO; DELLU, MAYRA CECILIA; OLIVEIRA, JESSICA DE MOURA; FLAUZINO, ERIKA; BLUEMEL, JUAN E.; ALDRIGHI, JOSE MENDES. Prevalence of metabolic syndrome and associated factors in women aged 35 to 65 years who were enrolled in a family health program in Brazil. MENOPAUSE-THE JOURNAL OF THE NORTH AMERICAN MENOPAUSE SOCIETY, v. 20, n. 4, p. 470-476, APR 2013. Citações Web of Science: 7.
ELAINE CRISTINA ALVES PEREIRA; ANA CAROLINA BASSO SCHMITT; MARIA REGINA ALVES CARDOSO; WENDRY MARIA PAIXÃO PEREIRA; GERALDO LORENZI-FILHO; JUAN ENRIQUE BLUMEL; JOSÉ MENDES ALDRIGHI. Prevalência da sonolência diurna excessiva e fatores associados em mulheres de 35 a 49 anos de idade do "Projeto de Saúde de Pindamonhangaba" (PROSAPIN). Revista da Associação Médica Brasileira, v. 58, n. 4, p. -, Ago. 2012.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.