Busca avançada
Ano de início
Entree

Deteccao da violencia contra mulheres: o papel da atencao basica em saude.

Resumo

Objetivo: avaliar a prevalência e a detecção de situações de violência entre mulheres que consultam em unidades básicas de saúde (UBS), bem como a atenção dada a essas mulheres, nas capitais dos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal. Será realizado um estudo com abordagem quantitativa e qualitativa.Primeiro será desenvolvido um estudo descritivo, de corte transversal, com coleta de dados através de questionários aplicados a gestores municipais e de UBS, profissionais de saúde e mulheres usuárias de UBS (amostra calculada em 2651 mulheres). Posteriormente, serão realizados 5 estudos de caso, um em cada região do país, com amostra proposital e de conveniência. Para os dados quantitativos, será realizada uma análise descritiva, calculando-se a prevalência das diferentes situações de violência. Para as comparações entre os grupos segundo características sociodemográficas, reprodutivas e circunstanciais, será aplicado o teste qui-quadrado e realizada análise múltipla por repressão logística. Na a abordagem qualitativa será desenvolvida análise temática do conteúdo das entrevistas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATHIAS, ANA-KARINA R. A.; BEDONE, ALOISIO; OSIS, MARIA-JOSE D.; FERNANDES, ARLETE M. S. Perception of intimate partner violence among women seeking care in the primary healthcare network in Sao Paulo state, Brazil. International Journal of Gynecology & Obstetrics, v. 121, n. 3, p. 214-217, JUN 2013. Citações Web of Science: 6.
ANA KARINA RIOS DE ARAUJO MATHIAS; ALOISIO JOSÉ BEDONE; MARIA JOSÉ DUARTE OSIS; ARLETE MARIA DOS SANTOS FERNANDES. Prevalência da violência praticada por parceiro masculino entre mulheres usuárias da rede primária de saúde do Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 35, n. 4, p. 185-191, Abr. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.