Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos marcadores moleculares no tumor primario e em metastases osseas e linfonodais de pacientes com cancer de prostata.

Processo: 06/57373-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2007 - 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Kátia Ramos Moreira Leite
Beneficiário:Kátia Ramos Moreira Leite
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Integrinas  beta Catenina  Metástase  Caderinas  Neoplasias da próstata  Prognóstico 

Resumo

As moléculas de adesão desempenham papel fundamental na carcinogênese, sendo sua expressão normal necessária para manutenção do fenótipo epitelial. As alterações da interação epitélio-estroma mediada por integrinas, selectinas, caderinas e imunoglobulinas são importante passo na carcinogênese. A perda de adesão intercelular e a invasão dos tecidos depende da desregulação da expressão e interação dessas moléculas. O câncer de próstata é o tumor mais comum do homem e o segundo em causa de óbito. Apesar da detecção precoce, conseqüência do uso disseminado do PSA, 30% dos pacientes apresentam recidiva após tratamento considerado curativo. As pesquisas atuais buscam marcadores moleculares que possam prever melhor o comportamento do carcinoma de próstata, desde que os parâmetros atuais, níveis de PSA, estádio clínico e grau histológico de Gleason falham em definir precisamente grupos de risco. O objetivo do nosso trabalho é o estudo da expressão de moléculas de adesão no tumor primário de próstata, metástases linfonodais e à distância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PONTES-JUNIOR, JOSE; REIS, SABRINA THALITA; NEVES DE OLIVEIRA, LUIS CARLOS; SANT'ANNA, ALEXANDRE C.; DALL'OGLIO, MARCOS FRANCISCO; ANTUNES, ALBERTO AZOUBEL; RIBEIRO-FILHO, LEOPOLDO ALVES; CARVALHO, PAULO AFONSO; CURY, JOSE; SROUGI, MIGUEL; MOREIRA LEITE, KATIA RAMOS. Association Between Integrin Expression and Prognosis in Localized Prostate Cancer. PROSTATE, v. 70, n. 11, p. 1189-1195, AUG 1 2010. Citações Web of Science: 23.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.