Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da expressão da quimiocina MIP-1± alfa (CCL3) e dos receptores para quimiocina CCR1 e CCR5 em pacientes portadores de ulceração aftosa recorrente

Processo: 06/57505-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2007 - 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Norberto Nobuo Sugaya
Beneficiário:Norberto Nobuo Sugaya
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Quimiocinas  Reação em cadeia da polimerase em tempo real 

Resumo

A ulceração aftosa recorrente (UAR) é uma das lesões mais freqüentes da cavidade bucal e afeta negativamente a qualidade de vida de seus portadores. Embora sua etiopatogenia ainda não esteja esclarecida, vários fatores têm sido consistentemente relacionados ao surgimento da UAR, especialmente alterações imunológicas e genéticas. Os mecanismos exatos da resposta imunológica anormal envolvida e a existência de um possível antígeno promotor desta reação ainda necessitam de maiores investigações. Neste estudo pretende-se avaliar a expressão da quimiocina relacionada aos macrófagos (MIP)-1α e dos receptores para esta quimiocina - CCR1 e CCR5 - em população portadora de UAR e indivíduos controles sadios. As quimiocinas representam as citocinas quimiotáticas que regulam a migração e ativação de leucócitos em diferentes doenças inflamatórias. Espera-se, então, verificar as possíveis diferenças entre indivíduos portadores e sadios, e correlacionar o nível de expressão destes componentes à severidade dos quadros ulcerativos estudados, por meio de RT-PCR em tempo real. Esta análise será feita a partir de células da mucosa bucal e do sangue periférico, uma vez que, evidentemente, há uma alteração local, e que pesquisas anteriores demonstraram existir alterações sistêmicas, tanto no estágio ativo quanto no latente de pacientes com UAR. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALLO, CAMILA B.; BORRA, RICARDO C.; RODINI, CAMILA O.; NUNES, FABIO D.; SUGAYA, NORBERTO N. CC chemokine ligand 3 and receptors 1 and 5 gene expression in recurrent aphthous stomatitis. ORAL SURGERY ORAL MEDICINE ORAL PATHOLOGY ORAL RADIOLOGY, v. 114, n. 1, p. 93-98, JUL 2012. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.