Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do condicionamento termico precoce e do fotoperiodo diario sobre o desempenho e a tolerancia termica de frangos de corte em fase final de criacao.

Processo: 06/59792-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2007 - 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Renato Luis Furlan
Beneficiário:Renato Luis Furlan
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Frangos de corte 

Resumo

Com o objetivo de avaliar a influência do condicionamento térmico precoce (CT) e do fotoperíodo diário sobre o desempenho e a tolerância térmica de frangos de corte, utilizando-se esquema de alimentação equivalente (pair-feeding) durante o CT, serão utilizados 720 frangos machos distribuídos em um DIC em esquema fatorial 3X2, sendo os fatores CT (aves condicionadas, não condicionadas com consumo de ração ad libitum e aves não condicionadas com consumo restrito) e programa de luz (continuo e intermitente), totalizando seis tratamentos com quatro repetições de 22 aves cada. A partir do 35° dia de vida as aves serão expostas diariamente a 31°C por 6 horas. Semanalmente e imediatamente antes e após os momentos de desafio térmico as aves terão sua temperatura corporal aferida e seus níveis séricos de hormônios tireoideanos e parâmetros sanguineos determinados. Os dados serão submetidos a análise de variância e, em caso de diferença significativa, as médias serão comparadas pelo teste de Tukey (5%). (AU)