Auxílio à pesquisa 06/60336-9 - Deglutição, Idosos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Voz, fala e funcoes orofaciais de idosos submetidos a diferentes estrategias de reabilitacao oral protetica.

Processo: 06/60336-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Giédre Berretin-Felix
Beneficiário:Giédre Berretin-Felix
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Deglutição  Idosos  Prótese dentária  Fala  Voz  Mastigação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Degluticao | Fala | Idoso | Mastigacao | Protese Dentaria | Voz

Resumo

Durante o processo de envelhecimento ocorrem mudanças fisiológicas que acarretam modificações na voz, na fala e nas funções orofaciais. A eficiência dessas funções pode sofrer interferências das condições dentárias e do tipo de processo de reabilitação oral realizado ao indivíduo. O objetivo deste trabalho é estudar as funções de mastigação, deglutição, fala e voz por meio de exames clínicos e instrumentais, coma a eletromiografia da mastigação, deglutição e fala; videoendoscopia da fonação e deglutição e espirometria (medidas fonatórias) em idosos submetidos a procedimentos de reabilitação oral por meio de próteses parciais ou totais removíveis, fixas ou implanto-suportadas. Serão analisados 45 idosos, de ambos os gêneros, com idade igual ou superior a 60 anos, em bom estado geral de saúde, desdentados totais ou parciais, atendidos nas Clínicas de Graduação e Pós-graduação do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP). Tais indivíduos serão avaliados na Clínica de Fonoaudiologia da FOB-USP e deverão apresentar experiência de reabilitação oral prévia, como uso de prótese total ou parcial removível, prótese total ou parcial fixa, implante ósseo-integrado ou prótese total implanto-suportada. Serão excluídos da amostra indivíduos com anomalias ou malformações dentofaciais, histórico de doenças neurológicas, oncológicas, psiquiátricas, cirurgias laríngeas, bem como fumantes e usuários de medicamentos que interfiram nas funções a serem investigadas. Os dados serão apresentados em tabelas e gráficos, utilizando-se os parâmetros de média, mediana, semi-amplitude e desvio padrão. Para verificar as correlações entre as variáveis serão utilizados testes paramétricos e não paramétricos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TATIANE TOTTA SALGADO; MARINA GATTI; KATIA FLORES GENARO; LUIZ FERNANDO PEGORARO; GIÉDRE BERRETIN-FELIX. Duração da mastigação e da fase oral da deglutição em idosos com diferentes condições dentárias: análise clínica. Revista CEFAC, v. 24, n. 5, . (06/60336-9)