Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao das eventuais atividades quimiopreventivas do acido folico quando administrado durante etapas pre-neoplasicas iniciais da hepatocarcinogenese em ratos.

Resumo

Durante as etapas iniciais pré-neoplásicas da carcinogênese descreve-se hipometilação do DNA e aumento da expressão de oncogenes. O ácido fólico (AF) tem importante papel no metabolismo dos grupamentos metila, responsável pela formação de S-adenosil-L-metionina necessária a metilação do DNA. Estudos demonstram que a suplementação com AF resulta em efeito quimiopreventivo contra o câncer de cólon em ratos. Entretanto, esse efeito parece ser dependente da dose e da etapa da carcinogênese em que se inicia o tratamento. Assim, pretende-se avaliar a eventual atividade quimiopreventiva do AF quando administrado durante as etapas de iniciação e promoção ou somente durante a etapa de promoção em ratos submetidos ao modelo do "Hepatócito Resistente", bem caracterizado para induzir lesões pré-neoplásicas e neoplásicas de forma sincronizada. Pretende-se ainda avaliar a proliferação celular, a apoptose, a taxa de metilação global, a expressão e metilação do oncogene c-myc especificamente em lesões pré-noplásicas obtidas por procedimento de microdissecção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE CHAGAS, CARLOS EDUARDO; BASSOLI, BRUNA KEMPFER; SOARES DE SOUZA, CAMILA ALEXANDRE; DEMINICE, RAFAEL; JORDAO JUNIOR, ALCEU AFONSO; RUPP PAIVA, SERGIO ALBERTO; ZAIDAN DAGLI, MARIA LUCIA; ONG, THOMAS PRATES; MORENO, FERNANDO SALVADOR. Folic acid supplementation during early hepatocarcinogenesis: cellular and molecular effects. International Journal of Cancer, v. 129, n. 9, p. 2073-2082, NOV 1 2011. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.