Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso da fitorremediação como estratégia de descontaminação de metais pesados em solo agrícola

Processo: 06/60987-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2007 - 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Cleide Aparecida de Abreu
Beneficiário:Cleide Aparecida de Abreu
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):08/06393-6 - Uso da fitorremediação como estratégia de descontaminação de metais pesados em solo agrícola, BP.TT
Assunto(s):Quelantes  Lixiviação  Ácidos orgânicos 

Resumo

As técnicas "in situ", como a fitorremediação, tem se mostrado como uma alternativa atrativa Para descontaminar áreas com metais pesados por ser ecologicamente correta, preservar a estrutura do solo e ser mais barata. Portanto, este projeto tem por objetivo geral avaliar o desempenho de algumas espécies vegetais, bem como o uso de agentes assistidores e de mitigadores para viabilizar a fitorremediação de áreas contaminadas por metais pesados. Para tanto, serão conduzidos diversos ensaios em solução nutritiva, em casa de vegetação usando o solo contaminado e "in loco", testando várias espécies vegetais para fitorremediar os metais pesados da área contaminada de Piracicaba. Considerando que a despoluição de áreas contaminadas usando a técnica de fitorremediação requer uma visão holística, o projeto ora proposto tem um enfoque multidisciplinares, envolvendo pesquisadores experientes e recém contratados, possibilitando a formação de um grupo de excelência nesta área de conhecimento no país. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIANA B. GABOS; GISELI CASAGRANDE; CLEIDE A. ABREU; JORGE PAZ-FERREIRO. Uso da matéria orgânica como mitigadora de solo multicontaminado e do girassol como fitoextratora. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 15, n. 12, p. 1298-1306, Dez. 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.