Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da hipóxia neonatal na resposta de inibição por pré-pulso do reflexo de sobressalto em ratos testados nas fases pré e pós puberal

Processo: 06/61223-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2007 - 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Regina Cláudia Barbosa da Silva
Beneficiário:Regina Cláudia Barbosa da Silva
Instituição-sede: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Esquizofrenia  Ratos 

Resumo

Algumas evidências apontam a esquizofrenia como um transtorno do neurodesenvolvimento. A hipóxia cerebral neonatal é considerada um dos fatores de risco na fisiopatologia da esquizofrenia. O modelo de inibição por pré-pulso (IPP) do reflexo de sobressalto é um modelo animal de esquizofrenia baseado em processos atencionais e tem sido sistematicamente utilizado para investigar os substratos neurais e farmacológicos relacionados à esquizofrenia. O objetivo desse trabalho é verificar o efeito da hipóxia neonatal na resposta de IPP em ratos testados nas fases pré e pós-puberal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KAREN Y. YAMADA; SUSAN Y. SATAKE; JULIANA C. PERRY; KARINA O. GARCIA; VÂNIA D'ALMEIDA; SERGIO TUFIK; BEATRIZ M. LONGO; REGINA C. BARBOSA-SILVA. Effect of postnatal intermittent hypoxia on locomotor activity and neuronal development in rats tested in early adulthood. Psychology & Neuroscience, v. 7, n. 2, p. 125-130, Jun. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.