Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo em animais sobre carga imediata em mandíbulas parcialmente edêntulas utilizando implantes replace select tapered com superfície tiunite TM

Resumo

Atualmente a implantodontia determina grande mudança nos planos de tratamento propostos, sendo considerada a primeira opção em tratamentos de pacientes edêntulos, prevenindo a reabsorção óssea e garantindo a remodelação e manutenção dos ossos dos maxilares. A colocação de carga precoce sobre os implantes foi reconhecida como fator crítico para a osseointegração, fortalecendo uma das razões para que se respeitasse o período inicial da cicatrização óssea. A carga prematura poderia levar a micro-movimentos que resultaria em encapsulação do implante por tecido fibroso, fato este que impediria a formação óssea adequada ao redor do implante. Autores sugeriram a ocorrência de micro-movimentos variando entre 10 e 20 µm e sugeriram, também, que o limite de tolerância variaria entre 50 a 150 µm. A segunda razão refere-se ao osso necrótico ao redor do implante, originado pelo trauma cirúrgico. Esse tecido não seria capaz de absorver as cargas mastigatórias e deveria ser primeiramente substituído por osso neoformado. Outros autores consideraram que a remodelação óssea rápida substituindo osso necrótico por osso neoformado comprometeria a resistência da interface osso-implante. Atualmente inúmeros estudos histológicos e clínicos permitem reconsiderar o protocolo convencional da escola sueca. Os resultados relatados avaliando implantes submersos e não submersos mostram eficácia semelhante, como também na ativação imediata de implantes submetidos a carga funcional. A seleção do paciente ideal é um fator muito importante, devendo-se considerar a saúde geral do paciente, qualidade e quantidade óssea, higiene oral, paciente fumante ou não, tipo de oclusão e a região específica onde o implante deverá ser posicionado. O presente estudo será realizado com o intuito de analisar histologicamente a resposta tecidual periimplantar quanto à deposição de tecido ósseo e quanto ao contato osso/implante, quando da aplicação de carga imediata ou precoce (7 e 14 dias) em implantes Replace Select Tapered com superfície TiUniteTM (Nobel Biocare) instalados em mandíbulas de cães. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JAYME, SERGIO JORGE; DE OLIVEIRA, RAFAEL RAMOS; MUGLIA, VALDIR ANTONIO; NOVAES, JR., ARTHUR BELEM; RIBEIRO, RICARDO FARIA. The Effects of Different Loading Times on the Bone Response Around Dental Implants: A Histomorphometric Study in Dogs. INTERNATIONAL JOURNAL OF ORAL & MAXILLOFACIAL IMPLANTS, v. 25, n. 3, p. 473-481, . (06/04747-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.