Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da atividade antimicrobiana e das propriedades físicas e mecânicas do gesso após técnicas alternativas de desinfecção

Resumo

O trânsito freqüente de moldagens e modelos de gesso entre o consultório odontológico e o laboratório de prótese representa um enorme obstáculo para um controle eficaz de infecção cruzada. Esta interação física direta entre tais ambientes, faz com que sejam necessários procedimentos e materiais específicos que atuam como barreiras contra a contaminação. Pensando nisso, neste trabalho será proposto analisar a efetividade antimicrobiana e as alterações nas propriedades físicas e mecânicas de um gesso odontológico após a incorporação de dois agentes desinfetantes (digluconato de clorexidina e cloridrato de clorexidina). Para a análise da efetividade antimicrobiana, serão realizados testes contra Escherichia coli (NTCC 36R 861), Staphylococcus aureus (ATCC25923), Bacillus subtilis (cepas de campo) e Candida albicans (ATCC 1023). Serão realizados testes mecânicos para a análise do tempo de presa, reprodução de detalhes, expansão de presa e resistência a compressão, já as alterações físicas serão analisadas através de uma microscopia eletrônica de varredura. Para isso, serão confeccionadas amostras em gesso tipo IV (Fugi Rock - GC América) com a incorporação de digluconato de clorexidina 2,0% e cloridrato de clorexidina 2.0% à sua composição normal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, RODRIGO DE PAULA; LUCAS, MATHEUS GUILHERME; PALOMARI SPOLIDORIO, DENISE MADALENA; ARIOLI FILHO, JOAO NEUDENIR. Antimicrobial activity of disinfectant agents incorporated into type IV dental stone. GERODONTOLOGY, v. 29, n. 2, p. E267-E274, JUN 2012. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.