Busca avançada
Ano de início
Entree

Fotopercepção e a regulação do desenvolvimento pela luz em petúnia (Petunia hybrida)

Resumo

A luz influencia todos os aspectos do desenvolvimento vegetal, desde a germinação de sementes até a transição para o estágio reprodutivo. Atualmente, o conhecimento sobre a função das principais famílias fotorreceptoras de plantas superiores, o fitocromo e o criptocromo, é derivado principalmente de estudos com plantas modelo, enquanto que as informações provenientes de outras espécies são escassas. O surgimento de abordagens genômicas para diversas plantas permite que o conhecimento adquirido em estudos com Arabidopsis thaliana seja rapidamente expandido para outras espécies vegetais. Em petúnia, a luz regula os programas genéticos de desenvolvimento responsáveis pelo controle de várias características de interesse comercial como arquitetura da planta, emissão de odor, desenvolvimento da corola e biossíntese de antocianina e flavonóides. As funções fotossensoras e fisiológicas dos fitocromos do tipo B e do criptocromo 2 em Petunia hybrida serão investigadas em mutantes ganho e perda de função, por superexpressão e silenciamento em plantas transgênicas. Essa abordagem fornecerá indicações sobre a função dos fotorreceptores endógenos e servirá como ferramenta para análises estruturais e funcionais das moléculas fotorreceptoras em petúnia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMANDA S. BERENSCHOT; MARIA I. ZUCCHI; AUGUSTO TULMANN-NETO; VERA QUECINI. Mutagenesis in Petunia x hybrida Vilm. and isolation of a novel morphological mutant. Brazilian Journal of Plant Physiology, v. 20, n. 2, p. 95-103, Jun. 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.