Busca avançada
Ano de início
Entree

Aparato de laboratório para simular campos de potencial espontâneo na perfilagem geofísica de poços

Processo: 06/06956-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2007 - 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Mendonça
Beneficiário:Carlos Alberto Mendonça
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Perfuração de poços  Permeabilidade 

Resumo

Este projeto apresenta um procedimento para separar as fontes de potencial espontâneo medidos por perfis geofísicos de poço (petróleo, gás e água). O projeto faz uma análise teórica mostrando a viabilidade dessa separação a partir da repetição de medidas para águas com diferentes concentrações dentro do poço. Uma vez mostrada sua viabilidade, o projeto objetiva testar experimentalmente a metodologia. Esta pesquisa pode resultar um processo de interesse à indústria do petróleo, visando a determinação da permeabilidade hidráulica das rochas cortadas por um poço e da salinidade da água de formação, a partir de medições geofísicas convencionais: perfis SP, flowmeter e de resistividade elétrica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio:
Bactérias eletrizantes 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDONCA, CARLOS A.; DOTTI, GLAUCIA C.; MAIDA, CAMILA; SILVA, NILTON. Tank experiments with borehole self-potential data. GEOPHYSICS, v. 77, n. 1, p. D1-D6, JAN-FEB 2012. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.