Busca avançada
Ano de início
Entree

Consolidação do laboratório de manutenção preditiva e de análise de óleos

Resumo

A análise de partículas de desgastes é um forte indicador da interação tribológica na qual estas são formadas. A quantidade de partículas, tamanho, forma e composição dão informações precisas sobre as condições das superfícies em movimentos sem a necessidade de se desmontar o conjunto a qual estas partes pertencem. De acordo com o estudo destas partículas pode-se relacionar as situações de desgastes do conjunto e atribuí-las a condições físicas ou químicas. A análise de vibrações é outra técnica utilizada para se verificar o estado atual de máquinas e equipamentos em movimentos. Um desbalanceamento em um componente de máquina pode causar desequilíbrio no sistema e resultar em aumento da força aplicada com consequente aumento da vibração. A tendência atual é a utilização, em conjunto, das duas técnicas de manutenção preditiva que vinham sendo estudadas separadamente uma vez que uma técnica complementa a outra. Dependendo do fenômeno que se queira estudar uma técnica pode ser mais apropriada do que a outra. Para se estudar a eficiência da integração da análise de vibrações com a análise da partícula de desgastes, foram propostas duas sequências de estudos que estão em andamento. A primeira é a de um Banco de Ensaio composto de um motor acoplado a um redutor de velocidade. Nesta, os estudos estão sendo realizados com operação normal do sistema motor-redutor, com o uso de lubrificante de viscosidade inferior ao recomendado, com o uso de lubrificantes contaminados com água e com engrenagens de acabamento e dureza superficial variadas. Maior ênfase será dada à análise de partículas de desgaste. Porém serão coletadas medidas de vibrações, no tempo e na frequência, e analisadas amostras de óleos quanto ao índice de viscosidade, índice de contaminação, porcentagem de água, TAN e TBN. A segunda seqüência de ensaios é a análise do óleo em alguns motores de combustão interna como frotas de ônibus, caminhão ou táxi. Para os estudos serão usados vários aparelhos tais como, absorção atômica, filtros de partículas, monitor de partículas, microscópio ótico, separador de partículas e aparelho Karl Fischer. Porém alguns equipamentos não existem no laboratório e devem ser adquiridos para a realização destas e de futuras pesquisas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, APARECIDO CARLOS; CAMPOS SILVA, JOAO BATISTA. Predictive Maintenance of a Reducer with Contaminated Oil under an Excentrical Load through Vibration and Oil Analysis. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 33, n. 1, p. 1-7, JAN-MAR 2011. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.