Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da estrutura do solo com enfoque na micromorfologia e biologia em dois sistemas de manejo

Processo: 06/07072-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2007 - 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Zigomar Menezes de Souza
Beneficiário:Zigomar Menezes de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Manejo do solo  Plantio direto  Morfologia do solo  Porosidade do solo  Microbiologia do solo  Fertilidade do solo 

Resumo

O manejo agrícola afeta a estrutura do solo, modificando a porosidade do solo, a densidade do solo, a resistência do solo à penetração e a capacidade de retenção e de movimentação de água no solo. Este projeto tem por objetivo estudar os efeitos do manejo convencional e plantio direto sobre a estrutura do solo com enfoque na distribuição dos poros por meio de análise micromorfológica e na biologia do solo. O projeto será desenvolvido no Campo Experimental da FEAGRI/UNICAMP, em Latossolo Vermelho distroférrico típico (Typic Haplorthox), em parcelas experimentais com blocos casualizados, onde serão comparados os sistemas de preparo convencional com grade aradora e sistema de plantio direto. Os atributos físicos serão caracterizados antes da instalação do ensaio e após a colheita da cultura principal (verão), em duas safras. A umidade do solo, a infiltração básica, a condutividade hidráulica saturada e a resistência do solo à penetração serão determinadas em condições de campo; a porosidade total, a macroporosidade, a microporosidade e a curva de retenção de água do solo serão determinadas a partir de amostras indeformadas coletadas em anéis volumétricos. A porosidade do solo também será avaliada por meio de análise micromorfológica, quantificando as modificações na porosidade do solo, na forma e na orientação dos poros. Análises microbiológicas, como atividade da biomassa microbiana por respirometria e análise do carbono e nitrogênio da biomassa microbiana serão realizadas para estabelecer uma relação entre atividade biológica e manutenção da estrutura do solo. Serão efetuadas análises mineralógicas e de fertilidade do solo para caracterização das áreas de estudo. Os dados serão submetidos a análises de variância para avaliação de tratamentos e blocos, e comparação de médias pelo teste de Tukey com 5 % de probabilidade e análises multivariadas empregando a análise de agrupamento e de componentes principais. As implicações do manejo para a sustentabilidade do solo serão discutidas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LORENA ADRIANA DE GENNARO; ZIGOMAR MENEZES DE SOUZA; LAURA FERNANDA SIMÕES DA SILVA; MIGUEL COOPER; MILTON CÉSAR COSTA CAMPOS. ESTRUTURA DO SOLO SOB FEIJÃO IRRIGADO E DIFERENTES MANEJO DO SOLO. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 39, n. 2, p. 608-614, Abr. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.