Busca avançada
Ano de início
Entree

Alimentação de vacas em lactação com duas variedades de cana-de-açúcar

Processo: 06/07275-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2007 - 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Pereira Lima
Beneficiário:Maria Lucia Pereira Lima
Instituição-sede: Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Bromatologia  Cana-de-açúcar  Bovinocultura leiteira  Sensoriamento remoto  Solos 

Resumo

O Brasil é hoje o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo sendo que as lavouras destinadas ao uso forrageiro são de baixa produtividade, onerando o custo da atividade pecuária, diferente da alta eficiência alcançada pela produção de cana destinada à industria. A cana-de-açúcar tem sido usada principalmente por pecuaristas sem condições de desenvolver cultivos anuais eficientes, para produção de silagem de milho ou sorgo. Atualmente a maioria das pequenas propriedades utiliza cana como suplemento na seca. Um levantamento mostrou que 86,7% dos produtores da região de Ourinhos, 47,2% da região de Araçatuba, 67,4% da região de Bauru, 40% da região de Bragança Paulista, 63% da região de Franca, 66% na região de Presidente Prudente e 75% na região de Ribeirão Preto usam cana como suplemento de volumoso para bovinos, na época da seca. Como este volumoso apresenta, em sua constituição, baixa porcentagem de proteína bruta e abaixa digestibilidade da fibra, o custo do concentrado oferecido para as vacas leiteiras apresenta custo elevado e utilizar subprodutos, como a casca de soja pode ser uma alternativa. Os objetivos do presente projeto são estudar o consumo de duas variedades de cana-de-açúcar por vacas leiteiras, assim como a influência da substituição de parte do milho, do concentrado, por casca de soja. Ainda é proposto estudar a degradabilidade in situ das duas variedades de cana-de-açúcar, assim como a interferência no pH ruminal, no N amoniacal e na quantidade de ácidos graxos voláteis produzidos no rúmen devido a presenca ou não de casca de soja no concentrado. Este projeto é uma parceria de três instituições de pesquisa da APTA, APTA Regional (Pólo Regional Centro Leste), onde os experimentos serão realizados, o Centro de Cana do IAC, onde as variedades de cana são cultivadas e o Instituto de Zootecnia, onde serão realizadas todas as análises bromatológicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA LIMA, MARIA LUCIA; SIMILI, FLAVIA FERNANDA; MERINO DE MEDEIROS, MARIA IZABEL; NETO, GERALDO BALIEIRO; RIBEIRO, ENILSON GERALDO; PARO DE PAZ, CLAUDIA CRISTINA. Performance and rumen parameters of crossbred dairy cows fed two sugarcane varieties combined or not with soybean hulls. REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA-BRAZILIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 43, n. 12, p. 654-661, DEC 2014. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.