Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre a tomografia de coerência óptica e o eletrorretinograma de padrão reverso (de campo total e multifocal) na detecção de perda neural na atrofia em banda do nervo óptico

Resumo

A mensuração da integridade da retina e do nervo óptico é importante no estudo de várias afecções da via óptica. Sendo assim, várias tecnologias de medida destas estruturas foram desenvolvidas incluindo a tomografia por coerência óptica (TCO) e o eletrorretinograma de padrão reverso (PERG). A TCO produz imagens bidimensionais de corte coronal da retina através das quais estima a espessura da camada de fibras nervosas retiniana (CFNR) e da mácula. O eletrorretinograma de padrão reverso (PERG) é uma outra técnica de estudo da integridade neural da retina. A capacidade destes métodos em avaliar tais estruturas já foi verificada por vários estudos clínicos e experimentais. No entanto, a maioria destes estudos foi realizada em pacientes com glaucoma, uma condição onde a perda neural não segue um padrão específico. O padrão de perda dos pacientes com compressão quiasmática é um modelo importante para avaliar a capacidade de mensuração de novas tecnologias desenvolvidas para análise da CFNR e espessura macular. Nestes pacientes, portadores de hemianopsia temporal, ocorre perda da CFNR predominantemente no setor nasal e temporal do disco óptico, um padrão de perda denominado atrofia em banda (AB) do nervo óptico. Em estudos recentes, documentamos que a TCO é capaz de estimar a perda neural em pacientes com AB, seja pela medida da CFNR, seja pela medida da espessura macular. Poucos são, no entanto, os estudos que avaliam os métodos eletrofisiológicos para este fim. O objetivo deste trabalho é determinar se há correlação entre os achados da TCO e do PERG de campo total e multifocal em pacientes com AB e se estes testes eletrofisiológicos podem diferenciar tais pacientes de controles normais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTEIRO, MARIO L. R.; CUNHA, LEONARDO P.; COSTA-CUNHA, LUCIANA V. F.; MAIA, JR., OTACILIO O.; OYAMADA, MARIA K. Relationship between Optical Coherence Tomography, Pattern Electroretinogram and Automated Perimetry in Eyes with Temporal Hemianopia from Chiasmal Compression. INVESTIGATIVE OPHTHALMOLOGY & VISUAL SCIENCE, v. 50, n. 8, p. 3535-3541, AUG 2009. Citações Web of Science: 36.
CUNHA, LEONARDO P.; OYAMADA, MARIA K.; MONTEIRO, MARIO L. R. Pattern electroretinograms for the detection of neural loss in patients with permanent temporal visual field defect from chiasmal compression. DOCUMENTA OPHTHALMOLOGICA, v. 117, n. 3, p. 223-232, NOV 2008. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.