Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficácia da mistura de maturadores e da associação a boro e silício aplicados via foliar em cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.)

Processo: 07/00034-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2007 - 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Carlos Alexandre Costa Crusciol
Beneficiário:Carlos Alexandre Costa Crusciol
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Clorofila  Saccharum  Maturação vegetal  Colmos 

Resumo

O projeto de pesquisa tem por objetivo avaliar a eficácia da mistura de maturadores, com diferentes mecanismos de ação, e a associação à boro e silício aplicados via foliar por meio de avaliações biométricas, bioquímicas e tecnológicas, bem como o efeito residual na rebrota da soqueira, tanto em aplicação de início como de final de safra. Para tanto, o presente projeto de pesquisa será composto de 3 experimentos instalados e conduzidos em outubro de 2006, março e outubro de 2007 e março de 2008 (totalizando 12 experimentos) em cana soca, na Fazenda Bosque, situada no município de Igaraçú do Tietê, Estado de São Paulo, pertencente ao GRUPO COSAN; Unidade Barra (Usina da Barra). O delineamento experimental utilizado em todos os experimentos será em blocos casualizados, com cinco repetições. Nos experimentos de início de safra será utilizada a variedade RB855453 (maturação precoce), enquanto nos de final de safra a SP80-3280 (maturação tardia). O experimento 1 será constituído dos seguintes tratamentos: aplicação de três maturadores químicos (KNO3, Sulfometuron metil e Glifosato) mais a testemunha (maturação natural) associados à B foliar (com e sem aplicação); o experimento 2 será constituído dos seguintes tratamentos: aplicação de três maturadores químicos (KNO3, Sulfometuron metil e Glifosato) mais a testemunha (maturação natural) associados à Si foliar (com e sem aplicação); o experimento 3 será constituído dos seguintes tratamentos: 1 – testemunha, sem aplicação de maturador, 2 - aplicação de Glifosato, 3 - aplicação de Sulfometuron metil, 4 - aplicação de Etil-Trinexapac, 5 - aplicação da mistura Glifosato + Sulfometuron metil e 6 - aplicação da mistura Glifosato + Etil-Trinexapac). A aplicação dos tratamentos ocorrerá nos meses de março e setembro/outubro Serão avaliados os parâmetros bioquímicos, biométricos e tecnológicos. Os resultados serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste DMS a 5 % de probabilidade. (AU)