Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel dos receptores toll-like (TLRs) na interface carrapato-hospedeiro

Resumo

Carrapatos são artrópodes hematófagos que parasitam hospedeiros vertebrados e transmitem uma variedade de agentes infecciosos para o homem e para os animais domésticos. Durante o período parasitário os carrapatos inoculam saliva no local de fixação. Esta contém diversas substâncias com propriedades antiinflamatórias e imuno-modulatórias que facilitam o ingurgitamento e a propagação do parasito. Pesquisas recentes indicam que um dos prováveis mecanismos através do qual a saliva modula essa imunidade local é a inibição da atividade de células dendríticas (CDs). CDs são células apresentadoras de antígenos profissionais que detectam e ativam uma resposta imune a diversos patógenos e/ou seus produtos. Os antígenos podem ser reconhecidos pelas CDs através de receptores toll-like (TLRs). TLRs são receptores de reconhecimento padrão que detectam modelos moleculares associados a patógenos (PAMPs) presentes em vários microorganismos. Uma vez ativados, esses receptores induzem a maturação de CDs, fenômeno caracterizado pela ativação de uma cascata de sinalização intracelular que culmina no aumento da expressão de moléculas co-estimulatórias (CD40, CD80 e CD86) e produção de citocinas pro-inflamatórias tais como IL-12. Em nossos estudos prévios, a saliva de carrapatos Rhipicephalus sanguineus reduziu a expressão dessas moléculas co-estimulatórias e inibiu a produção de IL-12 em CDs estimuladas com LPS. Sabendo-se que a maturação de CDs induzida por LPS é resultante da ativação de TLR4, o atual projeto pretende investigar o efeito da saliva de carrapatos R. sanguineus na expressão e na ativação da cascata de sinalização intracelular de TLR4 em CDs de camundongos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, CARLO JOSE F.; SA-NUNES, ANDERSON; FRANCISCHETTI, IVO M. B.; CARREGARO, VANESSA; ANATRIELLO, ELEN; SILVA, JOAO S.; DE MIRANDA SANTOS, ISABEL K. F.; RIBEIRO, JOSE M. C.; FERREIRA, BEATRIZ R. Deconstructing Tick Saliva NON-PROTEIN MOLECULES WITH POTENT IMMUNOMODULATORY PROPERTIES. Journal of Biological Chemistry, v. 286, n. 13, p. 10960-10969, APR 1 2011. Citações Web of Science: 69.
OLIVEIRA, CARLO JOSE F.; CARVALHO, WANESSA A.; GARCIA, GUSTAVO R.; GUTIERREZ, FREDY R. S.; DE MIRANDA SANTOS, ISABEL K. F.; SILVA, JOAO S.; FERREIRA, BEATRIZ R. Tick saliva induces regulatory dendritic cells: MAP-kinases and Toll-like receptor-2 expression as potential targets. Veterinary Parasitology, v. 167, n. 2-4, SI, p. 288-297, FEB 10 2010. Citações Web of Science: 31.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.