Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do papel das citocinas pró-inflamatórias sobre o metabolismo de glutamina e glicose e a função de células do sistema imune em adultos treinados

Processo: 07/00073-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2007 - 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia do Esforço
Pesquisador responsável:Ronaldo Vagner Thomatieli dos Santos
Beneficiário:Ronaldo Vagner Thomatieli dos Santos
Instituição-sede: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas  Treinamento  Glutamina  Linfócitos  Imunossupressão 

Resumo

Nos últimos 20 anos tem crescido o número de estudos tentando explicar a relação existente entre sistema imunológico e exercício físico. Hoje sabe-se que o exercício pode ser imunomodulador, estimulando ou inibindo a resposta imune. Esse papel imunomodulador é dependente de vários fatores dentre eles a intensidade e a duração do exercício bem como, o nível de condicionamento físico do praticante e o estado nutricional do mesmo. Uma das hipóteses que tenta explicar a relação entre exercício físico e o sistema imune diz respeito ao papel da glutamina, um aminoácido chave para a manutenção do metabolismo e função dessas células em níveis adequadas. A despeito da diminuição da concentração plasmática de glutamina induzida pelo exercício extenuante, pouco se sabe a respeito dos mecanismos pelo qual o exercício modula a resposta imune mediado pela glutamina. Por isso, esse estudo tem como objetivo avaliar o papel da citocinas pró-inflamatórias sobre o metabolismo de glutamina e glicose e a função de células do sistema imunológico em seres humanos treinados já que é sabido que essas citocinas podem influenciar a função de células mononucleares do sangue periférico e são fortemente influenciadas pelo exercício físico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA NETO, J. C.; LIRA, F. S.; DE MELLO, M. T.; SANTOS, RONALDO VAGNER T. Importance of exercise immunology in health promotion. Amino Acids, v. 41, n. 5, p. 1165-1172, NOV 2011. Citações Web of Science: 23.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.