Auxílio à pesquisa 07/00110-0 - Neuropsicologia, Envelhecimento - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Envelhecimento e cognição: instrumentos de avalição neuropsicológica e treino cognitivo

Processo: 07/00110-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Monica Sanches Yassuda
Beneficiário:Monica Sanches Yassuda
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropsicologia  Envelhecimento  Cognição  Memória (psicologia)  Demência 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cognição | Demência | Envelhecimento | memória | Neuropsicologia | treino cognitivo | Gerontologia

Resumo

Está hoje documentado que no envelhecimento ocorrem alterações significativas em diversas funções cognitivas, dentre elas menciona-se a memória, a atenção, e as funções executivas (Yassuda e Abreu, 2006). Entretanto, distinguir alterações normativas de alterações patológicas que sinalizam declínio cognitivo além do esperado é desafiador no Brasil. Isto ocorre devido a um número limitado de estudos sobre instrumentos neuropsicológicos incluindo amostras de brasileiros idosos, que podem apresentar escolaridade amplamente divergente. Esta lacuna deve ser preenchida pois estes instrumentos são de grande valia para a mensuração de alterações cognitivas e para a possibilidade de intervenção precoce. Sabe-se através da literatura internacional que o envelhecimento cognitivo não impede que a pessoa idosa encontre formas de compensar déficits. Estudos anteriores (Ball et al., 2002) documentaram que a pessoa idosa pode beneficiar-se com programas de treino cognitivo, entretanto, esta área ainda encontra-se pouco estudada no Brasil. O presente estudo tem como objetivo avaliar as características psicométricas do Teste Comportamental de Memória Rivermead (RBMT) e dar seguimento às pesquisas sobre treino cognitivo junto à população idosa brasileira. Pretende-se testar a eficácia de treino de maior duração (6 sessões e posteriormente 8 sessões) em idosos normais com baixa escolaridade. Adicionalmente, pretende-se avaliar a eficácia de treino cognitivo junto a grupos particulares, entre eles portadores de transtorno cognitivo leve, e idosos em condições crônicas de saúde, como o diabetes e a hipertensão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOARES, LETICIA MARIA; CACHIONI, MEIRE; DA SILVA FALCAO, DEUSIVANIA VIEIRA; TAVARES BATISTONI, SAMILA SATLER; LOPES, ANDREA; NERI, ANITA LIBERALESSO; YASSUDA, MONICA SANCHES. Determinants of cognitive performance among community dwelling older adults in an impoverished sub-district of Sao Paulo in Brazil. ARCHIVES OF GERONTOLOGY AND GERIATRICS, v. 54, n. 2, p. E187-E192, . (07/00110-0)
YASSUDA, MONICA SANCHES; FLAKS, MARIANA KNEESE; VIOLA, LUCIANE FATIMA; PEREIRA, FERNANDA SPEGGIORIN; MEMORIA, CLAUDIA MAIA; NUNES, PAULA VILLELA; FORLENZA, ORESTES VICENTE. Psychometric characteristics of the Rivermead Behavioural Memory Test (RBMT) as an early detection instrument for dementia and mild cognitive impairment in Brazil. INTERNATIONAL PSYCHOGERIATRICS, v. 22, n. 6, p. 9-pg., . (07/00110-0)
YASSUDA, MONICA SANCHES; FLAKS, MARIANA KNEESE; VIOLA, LUCIANE FATIMA; PEREIRA, FERNANDA SPEGGIORIN; MEMORIA, CLAUDIA MAIA; NUNES, PAULA VILLELA; FORLENZA, ORESTES VICENTE. Psychometric characteristics of the Rivermead Behavioural Memory Test (RBMT) as an early detection instrument for dementia and mild cognitive impairment in Brazil. INTERNATIONAL PSYCHOGERIATRICS, v. 22, n. 6, SI, p. 1003-1011, . (07/00110-0)
DA SILVA‚ H.S.; YASSUDA‚ M.S.. Memory training for older adults with low education: mental images versus categorization. EDUCATIONAL GERONTOLOGY, v. 35, n. 10, p. 890-905, . (07/00110-0, 07/00441-6)