Busca avançada
Ano de início
Entree

Habilidades comunicativas em crianças com hipotireoidismo congênito tratadas desde o período neonatal

Processo: 07/00130-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2007 - 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Dionísia Aparecida Cusin Lamônica
Beneficiário:Dionísia Aparecida Cusin Lamônica
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Patologias fonoaudiológicas 

Resumo

O hipotireoidismo congênito, um distúrbio metabólico decorrente da insuficiência dos hormônios tireóideos, é detectado em 1:4000 recém-nascidos e se tratado precocemente torna-se uma das poucas causas de retardo mental passível de prevenção. A deficiência grave dos hormônios tireoidianos in útero ou no início da vida resulta em atraso no desenvolvimento físico, motor, cognitivo e lingüístico. Dessa forma, objetiva-se traçar o perfil das habilidades comunicativas de crianças diagnosticadas com hipotireoidismo congênito pela triagem neonatal. Serão avaliadas 54 crianças, na faixa etária de 2 a 72 meses, com hipotireoidismo congênito diagnosticado e tratado no Laboratório e Ambulatório de Screening Neonatal “Teste do Pezinho” da APAE-Bauru. A avaliação das crianças consistirá em entrevista com os responsáveis legais pelas crianças e aplicação da Early Language Milestone Scale, do Inventário Portage Operacionalizado, da Escala de Desenvolvimento de Gesell e Amatruda, do ABFW - Teste de Linguagem Infantil - Parte de Fonologia e do Teste de Vocabulário em Imagens Peabody. Ressalta-se a importância do acompanhamento longitudinal do desenvolvimento comunicativo destas crianças, uma vez que a literatura relata alterações em habilidades específicas de indivíduos em idade escolar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAMÔNICA, DIONÍSIA APARECIDA CUSIN; GEJÃO, MARIANA GERMANO; FERREIRA, AMANDA TRAGUETA; SILVA, GREYCE KELLY DA; ANASTÁCIO-PESSAN, FERNANDA DA LUZ. Desenvolvimento infantil na fenilcetonúria: atuação fonoaudiológica. Revista CEFAC, v. 12, n. 2, p. 326-330, 2010.
MARIANA GERMANO GEJÃO; AMANDA TRAGUETA FERREIRA; GREYCE KELLY SILVA; FERNANDA DA LUZ ANASTÁCIO-PESSAN; DIONÍSIA APARECIDA CUSIN LAMÔNICA. Communicative and psycholinguistic abilities in children with phenylketonuria and congenital hypothyroidism. Journal of Applied Oral Science, v. 17, n. spe, p. 69-75, 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.