Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de um revestimento nacional à base de espinélio (MgO/Al2O3) para fundição de titânio

Resumo

Apesar das inúmeras características positivas do titânio, como biocompatibilidade, alta resistência à corrosão, baixa densidade e propriedades mecânicas favoráveis, a excessiva reatividade com o meio durante a fundição, propicia a formação de intensa camada de reação. Para contornar estas deficiências são recomendados revestimentos especiais à base de MgO/Al2O3. O propósito deste estudo é realizar uma análise comparativa entre um revestimento nacional, desenvolvido especialmente para fundição de titânio, e dois importados. Serão avaliadas: a resistência à compressão, a expansão de presa e térmica, capacidade de preenchimento do molde, porosidade interna, rugosidade superficial, camada de reação e desajuste marginal de componentes protéticos para implantes, fundidos em titânio. Assim, a proposta visa colher subsídios para o estudo da viabilidade do uso de revestimento desenvolvido com tecnologia nacional, sem similar no Brasil, de menor custo para a fundição de estruturas de próteses em titânio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA, FABIANE; GRASSI FAIS, LAIZA MARIA; FONSECA, RENATA GARCIA; ADABO, GELSON LUIS. THE INFLUENCE OF SHORT-HEATING-CYCLE INVESTMENTS ON THE QUALITY OF COMMERCIALLY PURE TITANIUM CASTINGS. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, v. 104, n. 4, p. 265-272, OCT 2010. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.