Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da estatura fina, mineralização e qualidade óssea de adultos portadores de síndrome nefrótica idiopática na infância e adolescência

Processo: 07/00509-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2007 - 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Vera Hermina Kalika Koch
Beneficiário:Vera Hermina Kalika Koch
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pediatria  Síndrome nefrótica  Calcificação fisiológica  Adolescentes 

Resumo

Serão avaliados os pacientes com Síndrome Nefrótica idiopática (SN) que estejam ou foram acompanhados no Instituto da criança do Hospital das Clínicas da USP, com idade mínima de dezenove anos ou Desenvolvimento genital P4G4 nos masculinos e Menarca nos femininos. Estudo retrospectivo dos prontuários dos pacientes com o objetivo de avaliarmos como a SN e outros aspectos relacionadas com doença ou com seu tratamento interferiram na estatura final, mineralização e qualidade óssea. Estudo Prospectivo com a convocação dos pacientes para uma consulta atual na qual serão solicitados exames laboratoriais para a avaliação da mineralização e qualidade óssea. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DONATTI‚ T.L.; KOCH‚ V.H. Final height of adults with childhood-onset steroid-responsive idiopathic nephrotic syndrome. Pediatric Nephrology, v. 24, n. 12, p. 2401-2408, 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.