Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da lectina KM+ na ativação de mastócitos

Processo: 07/00579-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2007 - 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Gabriela Silva Bisson
Beneficiário:Gabriela Silva Bisson
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia celular  Mastócitos  Imunoglobulina E  Lectinas 

Resumo

Os mastócitos são células imunoreguladoras que participam de processos inflamatórios, de doenças atópicas como asma, rinite, eczema e alergias alimentares, e dos mecanismos de defesa do organismo. Além disso, desempenham importantes papéis no reparo de tecidos, na angiogênese e na cicatrização. Estes fenômenos estão diretamente relacionados com a liberação de mediadores químicos que ocorre com a ativação e a desgranulação dos mastócitos. A via mais comum de ativação destas células é resultante da interação entre o antígeno multivalente (alérgeno) e a imunoglobulina E que está ligada ao receptor de alta afinidade para a imunoglobulina E (FcERI). Interações lectina-carboidrato são capazes de induzir a ativação de mastócitos. A lectina KM+, ligante de D-manose, induz a desgranulação destas células. Os mediadores liberados pelos mastócitos atuam em processos inflamatórios, e funcionam como uma alça amplificadora da capacidade da KM+ de recrutar neutrófilos para a cavidade peritoneal de ratos. Além disso, KM+ apresenta a propriedade regeneradora de tecidos e de proteção contra parasitas como Leishmania major e P. Brasiliensis, fenômenos onde o recrutamento de células e a presença de mediadores são essenciais. Os mecanismos pelos quais a lectina KM+ induz a desgranulação de mastócitos permanecem desconhecidos. Nossos estudos preliminares sugerem que KM+, através de seus CRDs, se ligue ao FcERI ou ainda, a IgE ligada ao FcERI. O presente trabalho tem como objetivos identificar o (s) ligante (s) de KM+ presente (s) na superfície de mastócitos e estudar os eventos de ativação celular decorrentes de tal interação. Os conhecimentos gerados poderão contribuir para o delineamento de intervenções terapêuticas no processo de regulação da liberação de mediadores por mastócitos, importante em diversos fenômenos biológicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA-LORENZI, VALERIA CINTRA; DE ALMEIDA BURANELLO, PATRICIA ANDRESSA; ROQUE-BARREIRA, MARIA CRISTINA; JAMUR, MARIA CELIA; OLIVER, CONSTANCE; PEREIRA-DA-SILVA, GABRIELA. The lectin ArtinM binds to mast cells inducing cell activation and mediator release. Biochemical and Biophysical Research Communications, v. 416, n. 3-4, p. 318-324, DEC 16 2011. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.