Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualicomb: desenvolvimento de sensores químicos baseados em filmes nanoestruturados para a avaliação da qualidade de combustíveis: gasolina e álcool

Processo: 07/00636-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2007 - 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Materiais Elétricos
Pesquisador responsável:Fernando Josepetti Fonseca
Beneficiário:Fernando Josepetti Fonseca
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sensores químicos  Nanotecnologia  Microeletrônica  Língua eletrônica  Combustíveis 

Resumo

Este projeto consiste no desenvolvimento de um sistema sensorial que integra um sub-sistema do tipo Língua Eletrônica (LE) com um sub-sistema do tipo Nariz Eletrônica (NE), para a identificação de adulteração de combustíveis líquidos de forma expedita e imediata. Os sensores utilizados no sistema LE-NE serão fabricados pela deposição de filmes nanoestruturados de diferentes materiais como polímeros condutores, ftalocianinas e nanotubos de carbono sobre microeletrodos interdigitados. Serão pesquisadas: i) o método de deposição dos filmes, ii) a estabilidade química dos filmes frente aos combustíveis, iii) a forma (geometria) dos microeletrodos a serem usados e iv) o método matemático utilizado para analisar os dados. Cada sub-sistema envolve sensores diferentes tanto quanto à forma dos eletrodos e quanto ao filme depositado. A técnica de deposição utilizada dependerá do material escolhido que por sua vez dependerá da sua estabilidade diante do combustível estudado. O método de análise dos dados deverá integrar os dados da LE e do NE e merecerá atenção neste projeto. Será utilizado o conhecimento do grupo adquirido no desenvolvimento de LEs e NEs para a classificação de produtos ligados ao agronegócio, estudos estes realizados em conjunto com a Embrapa Instrumentação Agropecuária, de São Carlos, desde 1999. Hoje dominamos todas as atividades envolvendo a fabricação e utilização de LEs e pretendemos com este projeto realizar um trabalho novo e autônomo nesta área. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCOM, JR., ADALBERTO L.; FONSECA, FERNANDO J.; PATERNO, LEONARDO G. Solvent-Resistant Polymeric Sensors for Adulteration Detection in Liquid Fuels. Sensor Letters, v. 10, n. 3-4, p. 866-873, MAR-APR 2012. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.