Busca avançada
Ano de início
Entree

Doença periodontal grave em pacientes com e sem queixa de dor crônica crânio-facial: correlação dos aspectos clínicos com a análise quantitativa da substância P e do óxido nítrico de tecido gengival inflamado

Processo: 07/00934-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2007 - 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:José Tadeu Tesseroli de Siqueira
Beneficiário:José Tadeu Tesseroli de Siqueira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Odontologia hospitalar  Gengiva  Dor crônica  Dor facial  Substância P  Óxido nítrico 

Resumo

Odontalgia é o termo utilizado para designar diversos tipos de dores provenientes do complexo dento-alveolar e que compõem elenco das dores mais comuns que afetam a humanidade. As causas dessas doenças têm como origem principal as infecções oportunísticas, a exemplo da cárie dental e da doença periodontal. Esta, por sua vez, é a principal doença crônica da boca e tem repercurssões à saúde, seja local ou sistemicamente. Por outro lado, dos pacientes que se queixam de algum tipo de dor em seu corpo, particularmente quando é dor crônica, 50% a 60% deles tornam-se parcial ou totalmente incapacitados, transitória ou permanentemente. Estudos que revelem diretrizes para terapêuticas eficazes no tratamento da dor crônica são necessários. Através desta pesquisa poderemos avaliar a influência da doença periodontal na dor crônica da face, o que permitiria mudança estratégica para o controle de dor crônica. Trataremos a doença periodontal em pacientes com dor crônica crânio-facial e avaliaremos as correlações clínicas entre essas duas condições crônicas de saúde, inclusive na melhora dos sintomas dolorosos. Realizaremos também uma correlação da expressão da substância P e do óxido nítrico do tecido gengival inflamado de pacientes com dor crônica crânio-facial. Com estes dados podem surgir novas modalidades de tratamento para um incômodo tão comum e perturbador, com benefícios ao paciente e ao sistema público de saúde. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAP, ASTRID; SIQUEIRA, SILVIA R. D. T.; SILVA, CLAUDOMIRO B.; TEIXEIRA, MANOEL J.; SIQUEIRA, JOSE T. T. Trigeminal pain and quantitative sensory testing in painful peripheral diabetic neuropathy. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 55, n. 7, p. 486-493, JUL 2010. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.